domingo, 25 de novembro de 2012

Física


ENERGIAS

A energia é a capacidade de fazer algo acontecer, ou seja, a energia é a capacidade de realizar um trabalho. Se alguma coisa pode realizar um trabalho, direta ou indiretamente, por meio de alguma transformação, é porque essa coisa tem uma forma de energia. A energia pode ter várias formas como: energia térmica, cinética, elétrica, eletromagnética, mecânica, potencial, química, etc. A energia não se destrói, apenas se transforma.
Fontes renováveis de energia é a energia produzida com o uso de recursos naturais, que se renovam ou podem ser renovadas. São elas:

 

Hidráulica: é obtida a partir do curso de água e pode ser aproveitada por um desnível ou queda de água.
Eólica: provém do vento. É uma das grandes apostas para a expansão da produção de energia elétrica.
Solar: é a energia radiante produzida pelo Sol. Fornece calor e luz. Depois de capitada pode ser transformada em energia elétrica ou energia térmica.
Geotérmica: Provém do aproveitamento do calor do interior da Terra, gerando eletricidade e calor.
Marés: é obtida através do movimento de subida e descida do nível de água do mar.
Ondas: consiste no movimento ondulatório das massas de águas, por efeito dos ventos. Pode aproveitar-se para a produção de energia elétrica.
Biomassa: trata-se do aproveitamento energético das florestas e de seus resíduos. A partir da biomassa pode produzir-se biogás e biodiesel.
            Fontes de energia não renováveis são recursos da natureza que são limitados e se extinguem com a sua utilização. São elas:


Carvão: é um combustível fóssil extraído de explorações minerais. É o que causa mais impactos ambientais, em termos de poluições e mudanças climáticas.
Petróleo: constituído por uma mistura de compostos orgânicos. É uma das maiores fontes de poluição atmosférica.
Gás Natural: tem origem muito semelhante à do petróleo bruto, ou seja, formou-se durante milhões de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas. Tal como o petróleo, encontra-se em jazidas subterrâneas, de onde é extraído. O gás natural apresenta uma combustão mais limpa do que qualquer outro derivado do petróleo. 
Urânio: é um elemento químico existente na Terra. Tem um poder calorífico muito superior a qualquer outra fonte de energia fóssil.
Energia limpa é a energia que não polui, ou que polui menos que as outras. São elas:


Solar: a energia luminosa do sol é transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor do sol para aquecer água.
Eólica: o vento gira as pás de um gigantesco cata-vento, que aciona um gerador, produzindo corrente elétrica.
Marés: as águas do mar movimentam uma turbina que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia eólica. Não existe tecnologia para exploração comercial.
Biogás: transformação de excrementos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, liberando gás e adubo.
Biocombustíveis: geração de etanol e biodiesel para veículos automotores a partir de produtos agrícolas e cascas, galhos e folhas de árvores, que sofrem processos físico-químicos.
         
         Na minha opinião, a forma de energia que menos prejudica o meio ambiente é a energia solar, pois é uma fonte energética renovável, limpa e inesgotável; tem equipamentos de baixa manutenção; e fornece energia para locais onde a rede elétrica comum não chega.  
A produção e o consumo de energia de fontes limpas são muito importantes para a preservação do meio ambiente e para melhorar qualidade de vida das pessoas. Não favorecem o aquecimento global do planeta, pois não geram, ou geram muito pouco, gases do efeito estufa. E não originam gases poluentes ou resíduos sólidos, pois não a queima de combustíveis fósseis, assim evitando prejudicar a saúde das pessoas. A energia limpa é um importante fator para se garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.  


3 comentários:

  1. Teu texto está muito bom! Concordo com a tua conclusão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Seu texto está muito bom e completo, ficou bem interessante por tu ter mostrado as fontes de energia não renováveis.

    ResponderExcluir
  3. Teu texto está muito bom. Está bem explicado e de fácil compreensão. Parabéns!

    ResponderExcluir